Programa de
Responsabilidade e Inclusão
Social.

Oficinas de Musicalização e Musicoterapia.

Em parceria com a APAE GUARULHOS, a Banda Lira passa a oferecer oficinas de musicalização aos alunos portadores de deficiências múltiplas. Através da música, exploramos o corpo e as emoções, contribuindo significativamente para o desenvolvimento cognitivo, emocional e físico fos alunos.

Institucional Síndrome de Down

Fernando Salu - Músico multi-instrumentista em atividade de integração com os alunos (2m:9s)

Musicalização

Através do contato físico com instrumentos, os alunos expressam suas emoções e habilidades motoras, sempre acompanhados por psicólogos e assistentes sociais que observam e analisam de perto o desenvolvimento dos alunos.

Parcerias

Em março de 2023, com apoio da Lei Paulo Gustavo, a Banda Lira visita o Pensionato São Francisco de Assis, levando sua arte a idosos em situação de vulnerabilidade, muitos dos quais abandonados por seus familiares. Através da música, podemos levar um pouco de amor a pessoas mais que especiais.
Seja nosso parceiro e apoie esta causa.

Lillian Coelho

Com um toque de amor e carinho, Lillian leva um pouco de sua arte até os enfermos através do canto. Forte demonstração do poder da música na transformação ao ser tocada na alma e no coração.

Acessibilidade Libras

Ação Solidária

Larissa Neres

Com o apoio da Lei Paulo Gustavo e do Fundo Municipal de Cultura, a Banda realizou em 05 de maio de 2024 uma apresentação memorável no Jardim Vermelhão, um bairro da região periférica da cidade.
A Associação Comunitária e o Museu Céu Aberto, junto à comunidade local, uniram-se em um esforço coletivo para apoiar Larissa, que enfrenta desafios de mobilidade e, mesmo assim, Larissa não mediu esforços para prestigiar a apresentação da Banda Lira.

Sensibilizados pela sua condição, os músicos iniciaram uma campanha entre amigos com o objetivo de arrecadar fundos para aquisição de uma cadeira postural personalizada, demonstrando que a solidariedade e a música podem andar de mãos dadas.
Em poucos dias, os valores foram arrecadados e o processo de fabricação foi iniciado.

Após 50 dias de expectativa, incluindo medições e ajustes, a cadeira foi finalmente entregue, simbolizando não apenas um instrumento de suporte físico, mas também um gesto de amor e esperança que transcende a arte musical.

Esse gesto reafirma a crença da banda no poder transformador da música e da comunidade.

Banda Lira sem fronteiras! Muito além da música...